WHATSAP

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

SU ANGELOTE HOMENAGEA EMERSON MACIEL


O jovem escritor, Emerson Maciel Santos, residente em Laranjeiras/SE, amante das letras desde a infância, é eleito para a Academia de Letras da cidade mineira Teófilo Otoni (ALTO). No dia 11 de Dezembro de 2010 será a cerimônia de posse com a presença de escritores de todo o Brasil, como também do exterior.




A partir das várias poesias que circulam pela internet, como no site pessoal www.emersonmaciel.com.br e pelos jornais, como O Liberal, elas chegaram até o secretário da Academia, Wilson Colares que analisou e avaliou juntamente com a equipe de júri da instituição. Assim o poeta foi indicado a ocupar a vaga dedicada a escritores de outros estados como membro correspondente.



Emerson Maciel é Membro Vitalício da Associação Internacional dos Escritores e Artistas – IWA, considerada a maior associação literária do mundo. Tem pouco mais de 1.310 membros, em mais de 112 países, e se destacam membros-escritores renomados como: Ernesto Sábato, da Argentina, Noan Chomsky, de USA, Fernando Alegría, do Chile, Ariano Suassuna, Fernando Henrique Cardoso, Presidente do Brasil (1994-2002), Frei Betto, Dr. Aécio Neves, Ex-Governador de Minas Gerais, dentre outros. Tornou-se membro por condecoração/convite enviado pela presidente Teresinka Pereira. A IWA tem sede em Toledo, OH, USA.



Em 2009 Foi nomeado Consul do Movimento Poetas Del Mundo por suas iniciativas em prol da cultura. O Movimento Poetas Del Mundo tem sede internacional em Santiago do Chile e sede Nacional Seção Brasil em Campo Grande – MS. Foi também nomeado como Embaixador do Circulo Universal da Paz em Laranjeiras/SE, que tem sede em Genebra-SU. No mesmo ano, numa sessão Solene foi nomeado “Árcade Honorário”, pela colaboração ao desenvolvimento da cultura em Sergipe e pela contribuição à edificação da história cultural. Título concedido pela Árcadia Literária do Colégio Atheneu Sergipense, Aracaju/SE.



Em fevereiro de 2010, fundou a primeira Rádio Web de Laranjeiras, a Rádio Brasil Casual www.radiobrasilcasual.com .Como Diretor da Rádio difundiu a marca Brasil Casual para todos os Estados do País. Foi também nomeado Chanceler do Movimento A Plêiade, por seus relevantes serviços prestados à comunidade cultural de Laranjeiras/SE.



Em 17 de Julho de 2010, a Rádio Brasil Casual foi homenageada durante o 3º Encontro de Radialistas e Amigos de Laranjeiras, com presença de todos os profissionais do Rádio AM e FM do Estado, sendo aclamado por todos pela brilhante iniciativa. Atualmente é Colunista-cultural do Jornal ‘O Liberal’. Venceu o 1º concurso de Poesias da FAESCL (2006), é também Membro-fundador do Clube Literário de Laranjeiras.



Diante das atividades culturais e literárias do poeta Emerson Maciel é que percebemos a criação poética desse jovem que está apenas no começo. É possível visualizarmos um percurso promissor dele, bem como para nossa Literatura, que em tempos de pós-modernidade, de identidades movediças, tem, aparentemente, transparecido uma produção literária, especificamente de poemas um pouco escassa. Constatamos uma produção mundial voltada para o sensualismo, o culto ao corpo, sexismo, ecologia, o amor líquido, como afirma Terry Eagleton (2010, p. 101), “O pós-modernismo decola quando já não se trata mais de ter informação sobre o mundo, mas de ter o mundo como informação”. Em meio a esse contexto regido pelo individualismo, consumismo, deparamo-nos com uma poesia capaz de alcançar os anseios mais profundos da alma humana: o desejo de amar e ser amado. É isso mesmo, essa é a temática predominante das poesias de Emerson Maciel, constantemente encontramos um eu lírico que não impõem empecilhos para o amor, para a expressão da subjetividade, dispondo o cerne do indivíduo, do sujeito presente nos poemas, nos contos, crônicas, canções.